Biografia

Bernardo Gutiérrez
jornalista - escritor - pesquisador

Bernardo Gutiérrez é um jornalista, escritor e pesquisador hispano-brasileiro. Escreve sobre tecnopolítica, cultura livre, redes, movimentos sociais, política e participação. Seus textos apareceram no Público, El País, 20 Minutos, La Vanguardia, Esquire, La Repubblica, Open Democracy, Der Tager Spiegel, Eldiario.es, Al Jazeera ou National Geographic, entre outros. Ele foi editor chefe do Público.

Ele dirigiu o projeto Wikipraça da prefeitura de São Paulo, um processo baseado na participação territorial e digital. Faz parte da equipe do Buen Conhecer / FLOK Society de Ecuador, da Rede de Inovação Política da América Latina e é o autor da maior pesquisa tecno-política sobre a América Latina realizada para OXFAM. Atualmente, é responsáveis da comunicação dos laboratórios de participação do MediaLab-Prado de Madrid. Publicou os livros Calle Amazonas(Altaïr, 2010), #24H(dpr-barcelona, 2012) e Pasado Mañana(Arpa Editores, 2017) e participou de uma dezena de livros coletivos.

Pasado Mañana

Já à venda

Pasado Mańana. Viaje a la España del cambio (Arpa Editores, 2017).Este ensaio é uma viagem em busca da visão política da "Espanha do câmbio", uma Espanha que surpreende a um mundo afundado na brutalidade do neoliberalismo, na agonia dos partidos social-democratas europeus e na erosão da esquerda latino-americana. Uma viagem que mostra que, enquanto no norte da Europa a extrema direita cresce, na Espanha surgem novos caminhos, mais solidários, tolerantes, abertos e cooperativos.

compra